quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

10 BENEFÍCIOS DA BICICLETA


1. Auxilia no emagrecimento: deixar o corpo em forma e perder gordura são dois objetivos atendidos pela bicicleta. Uma hora de pedalada em ritmo moderado queima cerca de 300 calorias, gasto que pode aumentar de acordo com o terreno (no caso da bike) ou da carga usada numa aula de spinning. Terrenos mais acidentados e com subidas oferecem resistência maior, por isso queimam mais – mas evite pegar pesado logo no início, seu corpo pode reagir com uma lesão.

2. Fortalece o coração: a bicicleta oferece uma variedade entre atividades de resistência muscular e treino aeróbio. As pernas e o abdômen trabalham duro para você aguentar o tranco, enquanto o músculo cardíaco – (sim, o coração também é um músculo!) – é estimulado para melhorar o seu condicionamento cardiorrespiratório.

3. Regula o intestino: o movimento contínuo das pernas enquanto você pedala faz uma espécie de massagem no seu intestino, que passa a trabalhar melhor. Mantenha uma boa hidratação e uma dieta rica em fibras para completar a fórmula ideal da boa digestão.

4. Controle da ansiedade: pedalar é um exercício puxado, que exige bastante do seu corpo. Uma das respostas a este estímulo está relacionada à produção de hormônios que trazem bem-estar e relaxamento, como a endorfina. Andar de bicicleta ou fazer aulas de spinning, pelo menos, três vezes por semana garante dias com menos estresse e ansiedade sob controle nas horas de tensão.

5. Melhora do sono: as atividades físicas, em geral, contribuem para aumentar a qualidade do sono. Não necessariamente você passa a dormir mais, mas as horas de repouso são mais eficientes, a sensação de descanso cresce. Por trás do efeito mágico, duas explicações: o aumento da descarga dos neurotransmissores que geram relaxamento, e o próprio cansaço do corpo, que precisa se recuperar do esforço realizado.

6. Controle do diabetes: pedalar não vai fazer você ficar livre dos medicamentos para controle da glicemia, mas pode contribuir para que a dosagem dos remédios fique menor, diminuindo sua dependência a aplicações de insulina, por exemplo. Em casos como este, o acompanhamento médico rigoroso é fundamental não só para avaliar os efeitos do esporte no organismo como para rever a prescrição de medicamentos se for necessário.

7. Definição muscular: as pernas são as mais exigidas durante o treino e reagem com músculos bem definidos – não obrigatoriamente há aumento de massa muscular. Mas o abdômen também pode secar e ficar bem definido, isso graças à necessidade de boa postura e contração permanente para proteger as costas de dores e lesões por má postura no selim.

8. Pulmões de atleta: o esforço que a bicicleta exige não é brincadeira, terrenos planos e sem acidentes são mais indicados para quem pedala na rua. No spinning, as cargas devem ser aumentadas aos poucos e sempre nos intervalos de pedaladas mais leves. Quem pedala com frequência melhora o fôlego, respira melhor e pode diminuir a necessidade de medicamentos para falta de ar (no caso de quem tem asma).

9. Pele mais jovem: o coração fortalecido e os pulmões permitindo uma respiração com mais qualidade tornam todo o seu metabolismo mais eficiente. Isso significa que a renovação as células é feita mais rapidamente e a eliminação das toxinas acontece mais depressa, problemas como as olheiras causadas pela má circulação tendem a diminuir ou até desaparecer.

10. Combate a retenção de líquidos: quanto mais você pedala, mais o seu metabolismo acelera. Cultivando uma boa hidratação (durante o treino e fora dele), seu corpo tende a otimizar todos os processos orgânicos, incluindo a eliminação de toxinas. Os rins funcionam melhor e a retenção de líquidos deixa de incomodar.